Microbiota, um novo órgão vital?

Todo mundo está falando sobre isso e todo mundo quer trabalhar com ou na microbiota. Faz parte de nós, mas não temos consciência disso. É essencial para uma boa saúde da pele, para a saúde do nosso sistema digestivo e do nosso corpo … Em apenas alguns meses, tornou-se nosso novo órgão vital. Para entender mais efetivamente por que os cientistas estão fazendo tanto barulho com o novo ‘nós’, é essencial examiná-lo com a ajuda de alguns exemplos tangíveis.

Primeiro passo essencial: a definição correta

A microbiota humana é representada por todos os microrganismos vivos no corpo humano. Costumamos falar da microbiota do sistema gastrointestinal para descrever os microrganismos que vivem em simbiose com a mucosa intestinal; ou da microbiota cutânea para descrever aqueles que vivem na superfície da nossa pele. Esses microrganismos geralmente não são prejudiciais e até nos ajudam a permanecer saudáveis, educando nosso sistema imunológico a reconhecer hospedeiros patogênicos; ou produzindo compostos anti-inflamatórios para combater infecções causadas por germes

O projeto de pesquisa que trouxe a microbiota para o centro do palco:

O PROJETO DE MICROBIAMO HUMANO (HMP).

É aqui que tudo começou. Este projeto, criado em 2008, tem como objetivo gerar recursos para a completa caracterização da microbiota humana e analisar seu papel na saúde humana. São os avanços técnicos, como o seqüenciamento de DNA, que foram usados para examinar as comunidades microbianas em profundidade. Como todos os seres vivos, cada microrganismo em nossa microbiota tem seu próprio DNA. Um DNA único usado para identificá-lo. A metagenômica (a ciência do sequenciamento de DNA) examina todas as coleções de genoma de comunidades microbianas retiradas de um ambiente específico. O HMP foi, portanto, capaz de identificar as comunidades microbianas retiradas de vários locais do corpo humano: septos nasais, cavidade oral, trato gastrointestinal, pele [1] etc. Muito rapidamente, figuras vertiginosas podem ser usadas para caracterizar nossa microbiota em nossa região. corpo.

As figuras fazem a cabeça girar…

Como a ciência da microbiota ainda está na infância, os dados variam constantemente, mas sempre em proporções semelhantes. Portanto, parece que o peso total de nossa microbiota é equivalente ao peso de nosso cérebro (2 KG)… Acredita-se que haja 1.000 vezes mais microorganismos em nosso corpo do que estrelas em nossa galáxia… Finalmente, para realmente convencer nós mesmos que nossa microbiota é um órgão vital, diz-se que somos constituídos por 30% de células humanas e 70% de microorganismos [2].

Números à parte, o HMP tornou possível entender que nossa microbiota torna cada um de nós único. É um órgão que está conosco desde o nascimento e que, como os demais, muda ao longo de nossa vida, de acordo com nosso estilo de vida, nosso ambiente, nossa idade, nossa dieta etc. Também foram estabelecidas correlações muito surpreendentes entre certas doenças e doenças. a microbiota.

Como nossa microbiota regula nossa fisiologia …

As descobertas feitas durante o HMP identificam aplicações surpreendentes em vários campos. A pesquisa inicial abrangeu essencialmente a microbiota intestinal, destacando inúmeras aplicações para a saúde humana.

Você provavelmente não conhece Christensenella minuta, mas é provável que você se lembre do papel especial que ela desempenha em nosso sistema digestivo. Mesmo que os mecanismos em jogo ainda não tenham sido totalmente elucidados, o HMP estabeleceu com segurança que a presença dessa bactéria em nossos intestinos influencia diretamente nosso peso; acredita-se que esteja presente em maior número em indivíduos cuja aparência é considerada “magra” [3]. Experimentos com ratos mostram que a introdução de Christensenella no intestino os fez emagrecer. Alguns industriais já veem um potencial incrível para o desenvolvimento de iogurte probiótico no combate à obesidade.

Nossa microbiota também pode estar envolvida na regulação do ritmo circadiano. Nosso corpo é projetado para viver durante o dia e dormir à noite, pois somos seres humanos diurnos, seguindo um ciclo de 24 horas: esse é o ritmo circadiano. Geralmente, os distúrbios do ritmo circadiano são caracterizados por um desequilíbrio no relógio do corpo. Através da conversão de ácidos graxos, e especialmente da produção de um ácido graxo específico no ritmo circadiano, o butirato, acredita-se que nossa microbiota tenha um efeito direto no ciclo de vigília do corpo [4].

Finalmente, um último exemplo de aplicação médica relacionada a descobertas com a microbiota é a luta contra o câncer. A eficácia de certas terapias contra o câncer pode ser influenciada pela microbiota. Há uma sinergia entre o efeito de certos medicamentos contra o câncer e a flora intestinal. Ao melhorar a permeabilidade da mucosa, acredita-se que a microbiota promova a penetração de agentes anticâncer. No entanto, acredita-se que certas bactérias imunogênicas em nossa microbiota possam interagir com o sistema imunológico do tumor. Assim, acredita-se que a microbiota desencadeie uma resposta imune em sinergia com o agente anticâncer [5]. Existem inúmeras perspectivas de tratamento e elas podem, entre outras, envolver a suplementação de tratamentos probióticos atuais, capazes de aumentar o efeito de agentes anticâncer.

Por que a pegada da microbiota substituirá em breve a pegada genética

Nossa microbiota é única para cada um de nós. Da mesma forma que todos temos materiais genéticos semelhantes que nos tornam humanos e não macacos, todos temos uma microbiota bastante semelhante. No entanto, da mesma forma que os genes transportados por nosso DNA tornam cada um de nós únicos, a diversidade de nossa microbiota também significa que temos uma microbiota com características únicas. Hoje, um número crescente de cientistas confirma que cada indivíduo pode ser identificado por sua microbiota [6]. Vários projetos de pesquisa foram criados por pesquisadores de medicina forense para tornar nossa pegada de microbiota uma nova ferramenta de investigação em casos criminais. A pegada microbiológica poderia, de fato, ser muito mais útil que a impressão genética em relação à quantidade de material a ser analisado. Lembre-se de que somos constituídos por 70% de células microbianas e 30% de células humanas. Portanto, deixamos o dobro de pegadas de microbiota do que pegadas genéticas em cada objeto que tocamos. Muitas vezes, é a quantidade muito pequena de DNA coletada que significa que os analistas de medicina forense ficam aquém de sua conclusão definitiva em uma investigação.

Concentre-se na microbiota cutânea

Embora as pesquisas sobre a microbiota cutânea sejam, por enquanto, muito menos desenvolvidas do que as do sistema gastrointestinal, numerosos elementos já foram publicados. Em novembro de 2009, os pesquisadores desenvolveram o primeiro atlas da diversidade microbiana no corpo humano, mostrando altas variações na composição das comunidades microbianas entre a testa, pés, nariz e outras partes do corpo humano [1]. A ideia inicial era caracterizar a microbiota de indivíduos saudáveis, a fim de estabelecer uma população de referência para o estudo de determinadas doenças. No entanto, a variabilidade da microbiota cutânea é enorme. Vários estudos mostraram que a saúde da microbiota cutânea

Conheça o ACTIBIOME

O Actibiome é um ativo com uma composição variada e equilibrada que fortalece e reequilibra a biodiversidade da flora cutânea para eliminar vermelhidão e manchas.
Após 1 semana, a pele fica mais uniforme, mais bonita e com melhor saúde.

O ACTIBIOME reequilibra a microbiota cutânea para uma tez mais homogênea e saudável.

REFERENCES
[1] PETER J. TURNBAUGH1, RUTH E. LEY1, MICAH HAMADY2, CLAIRE FRASER-LIGGETT3, ROB KNIGHT4,
AND JEFFREY I. GORDON1. THE HUMAN MICROBIOME PROJECT: EXPLORING THE MICROBIAL PART OF
OURSELVES IN A CHANGING WORLD. NATURE. 2007 OCTOBER 18; 449(7164): 804–810
[2]PAGLIARI D, PICCIRILLO CA, LARBI A, CIANCI R. THE INTERACTIONS BETWEEN INNATE IMMUNITY AND MICROBIOTA IN GASTROINTESTINAL DISEASES. JOURNAL OF IMMUNOLOGY RESEARCH. 2015;2015:898297. DOI:10.1155/2015/898297.
[3] ROSA BA, HALLSWORTH-PEPIN K, MARTIN J, WOLLAM A, MITREVA M. GENOME SEQUENCE OF CHRISTENSENELLA MINUTA DSM 22607T. GENOME ANNOUNCEMENTS. 2017;5(2):E01451-16. DOI:10.1128/GENOMEA.01451-16.
[4] GALLAND L. THE GUT MICROBIOME AND THE BRAIN. JOURNAL OF MEDICINAL FOOD. 2014;17(12):1261-1272. DOI:10.1089/JMF.2014.7000.
[5] PEREZ-CHANONA E, TRINCHIERI G. THE ROLE OF MICROBIOTA IN CANCER THERAPY. CURRENT OPINION IN IMMUNOLOGY. 2016;39:75-81. DOI:10.1016/J.COI.2016.01.003.
[6] JOHN ZORABEDIAN. YOUR PERSONAL CLOUD OF MICROBES COULD ONE DAY BE USED TO PROFILE YOU. HTTPS://NAKEDSECURITY.SOPHOS.COM. 2015.
[7] EVALUATION OF THE EFFECT OF STRESSFUL LIFE ON HUMAN SKIN MICROBIOTA. 2ND SYMPOSIUM ON SKIN MICROBIOTA, PARIS, FRANCE, 15TH JUNE 2017.
[8] EFFECTS OF STRESSFUL LIFE ON HUMAN SKIN BIOTA. 46TH WORLD CONGRESS ON MICROBIOLOGY, DUBLIN, IRELAND, 18-19TH SEPTEMBER 2017. PUBLISHED IN J. BACTERIOL. PARASITOL., 2017, 8(6). DOI: 10.4172/2155-9597-C1-040.
[9] EVALUATION OF THE EFFECTS OF STRESSFUL LIFE ON HUMAN SKIN MICROBIOTA. 64TH SEPAWA CONGRESS, BERLIN, GERMANY, 18-20TH OCTOBER 2017).

Traduzido do site: http://www.codif-tn.com/en/the-microbiota-a-new-vital-organ/